Quantcast
Meios de pagamento

Número médio de transações por cartão Visa cresce 7,5% em Portugal

Portugueses preferem os cartões nas compras do dia-a-dia

Os portugueses utilizam cada vez mais os cartões Visa para compras quotidianas. Em 2015, o número médio de transações por cartão no ponto de vende cresceu 7,5% para 61. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira (19 de fevereiro) pela Visa, em 2015, os portugueses gastaram um total de 27,8 mil milhões de euros no ponto de venda com cartões Visa.

Os dados da empresa mostram que para além de usarem mais os cartões Visa, os portugueses também utilizam cada vez mais esta forma de pagamento para compras diárias de menor valor, tendência que é fruto da expansão dos pagamentos Contactless.

Segundo a Visa, “o número de cartões Contactless atingiu os 5,28 milhões, mais 41,2% quando comparado com o mesmo período de 2014. A adaptação dos retalhistas a este tipo de pagamentos continuou a bom ritmo, com mais de 25 300 terminais (+57%) com esta tecnologia disponível. O valor médio por transação no ponto de venda desceu 1,5% para 39 euros. Isto significa que houve mais transações de menor valor, em parte devido à implementação dos pagamentos Contactless.”

“A Visa Europe pretende aumentar o número de cartões Contactless e de terminais para que os cidadãos portugueses possam realizar os seus pagamentos da forma mais conveniente, rápida e segura possível. Este é um período muito entusiasmante para a indústria de pagamentos e é este tipo de inovação que vai permitir absorver uma parte significativa dos 70%  de transações que ainda são feitas em numerário na Europa”, refere Sérgio Botelho, Country Manager da Visa Europe em Portugal.

Portugueses gastam mais de 27 mil M€ em pagamentos com cartão Visa

Em Portugal, o número de transações no ponto de venda com cartões Visa atingiu os 714 milhões, com o total gasto no ponto de venda a crescer 6,1% para 27,8 mil milhões de euros. Assim, em 2015, 1 euro em cada 4,08 euros gastos foram gastos com cartões Visa. Em 2014, esse rácio ficava em 1 euro por cada 4,24 euros. Para além disso, o valor gasto em ponto de venda com cartões pré-pagos cresceu 18%, com o valor médio de transação a cair 3%, para 18 euros.

No que diz respeito aos cartões de débito Visa, o número médio de transações em ponto de venda cresceu 8,8%, com o valor médio de transação com cartão de débito a diminuir 1% para 38 euros.

Nos cartões de crédito Visa também se verificou um crescimento de 7,1% no número médio de transações em ponto de venda, no entanto, o valor médio de transação com este tipo de cartão decresceu 0,7% para 65 euros.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever