eCommerce

CTT e Aliexpress trouxeram 300 mil encomendas para Portugal

A colaboração entre as duas empresas registou um volume que quase duplicou, associado ao Festival de Compras do AliExpress.

A parceria entre os CTT – Correios de Portugal e o AliExpress, do Grupo Alibaba, para o Festival de Compras do AliExpress ajudou a quase duplicar o número de encomendas a partir de Portugal, refere um comunicado de imprensa.

Durante o período de promoções do Single’s Day (11 e 12 de novembro), um evento muito semelhante à “Black Friday”, foram expedidas cerca de 300 mil encomendas e/ou pacotes postais para o território português, refere a mesma nota.

“O volume de encomendas obtidas através desta parceria entre os CTT – Correios de Portugal e o AliExpress, do Grupo AliBaba, confirma que os portugueses estão cada vez mais predispostos a comprar online e que têm confiança no e-commerce, ainda mais se estiverem envolvidas marcas que lhes inspirem confiança. Os CTT têm apostado no comércio eletrónico com um dos eixos estratégicos de desenvolvimento e os resultados desta parceria vieram mostrar que estamos no caminho certo.”, considera Alberto Pimenta, diretor de eCommerce dos CTT.

No entanto, o responsável reconhece que apesar de o comércio eletrónico ter vindo a crescer bastante nos últimos anos no nosso país, apenas 36% por cento dos portugueses o utilizam. Isso no seu entender põe em “perspetiva grande crescimento para os próximos anos neste setor”.

De acordo com Pimenta, a ambição dos CTT é a de continuar a apostar no domínio da logística e das entregas o desenvolvimento e a construção do ecossistema nacional de e-commerce. “Parcerias como esta, como a que assinámos com os China Post, e todas as soluções que temos desenvolvido nos últimos tempos para ir de encontro às necessidades das pessoas, são passos importantes nesse sentido”, remata.

O volume de encomendas entregues pelos operadores postais europeus aumentou, em média, 8% ao ano entre 2012 e 2016. Em 2017 o volume entregue pelos CTT em Portugal e em Espanha aumentou mais de 20%, diz um comunicado.

A referida parceria envolveu várias iniciativas comerciais, vales, cupões de desconto e outros conteúdos dinâmicos relativos a promoções do AliExpress que correspondessem a encomendas enviadas para Portugal.

O AliExpress é uma empresa do Grupo AliBaba e constitui um mercado online com 100 milhões de utilizadores. Lançado em 2010, o AliExpress oferece mais de 20 categorias de produtos e introduziu novas tecnologias na experiência de compra. O ano passado mais de 231 países e regiões participaram no Festival de compras, com mais de 17 milhões de compradores por todo o mundo.