inovação

Barclays desafia programadores

Como a Uber, Airbnb e Spotify podem inspirar o retalho

O Barclays Bank decidiu abrir o código de programação das suas API e aplicações móveis a programadores e startups para que estes possam acrescentar inovação ao aos seus serviços móveis, nomeadamente através de técnicas de gamificação. A ideia do banco é melhorar a experiência de utilização dos seu serviços móveis, procurando corresponder às atuais necessidades dos seus clientes.

«Temos 16 milhões de clientes em todo o mundo, e cinco milhões utilizam a nossa aplicação de mobile banking» argumenta o banco no convite que faz às startups e programadores para que estes participem na iniciativa com as suas ideias e conceitos.

O banco deixa claro que espera dos empreendedores «algo surpreendente» e que revolucione a experiencia digital dos seus clientes. Para tornar esta call to action mais interativa, o Barclays vai criar uma landing page para que os clientes possam experimentar e dar feedback sobre novas funcionalidades e ideias que forem sendo entretanto apresentadas pelas startups

A iniciativa arranca em meados de junho e o Barclays compromete-se apoiar as melhores ideias com os recursos necessários para que possam colocar os projetos em marcha, e participar na apresentação de protótipos, que serão avaliados por um júri constituído por gestores sénior do banco.

Os vencedores terão a sua ideia disponibilizada na landig page que ficará disponível para os 16 milhões clientes do banco, para que possam testar as novas aplicações e funcionalidades e dar o seu contributo sobre possíveis alterações e melhorias.