inovação

Banco Best “contrata” nova assistente digital

A instituição bancária apresentou a BEA, chatbot que personifica uma funcionária preparada para responder aos clientes sobre a questões acerca de serviços e produtos.

O Banco Best tem uma nova assistente digital, a Best Electronic Assistant (BEA). Trata-se de um chatbot que recorre a um sistema de inteligência artificial, para responder às questões dos utilizadores sobre produtos e serviços.

A instituição apresenta-a como “tendo personalidade própria” e procura que fale com os clientes num tom descontraído. O objectivo é  tornar a experiência bancária mais interessante.

“A digitalização e a inovação fazem parte do ADN do Banco Best. A disponibilização da BEA é o reflexo desse posicionamento de vanguarda e significa um passo à frente na oferta de soluções inovadoras que simplificam o acesso à informação por parte dos utilizadores e clientes”, comenta  Madalena Torres, CEO do Best.

A nova ferramenta já está disponível no Website do Banco Best, bastando clicar em “A Bea responde” para iniciar uma conversa e começar a tirar dúvidas sobre produtos e serviços do banco, diz um comunicado.

“A Bea está sempre a aprender com as questões colocadas. Não sabe tudo, mas vai saber, enriquecendo e ampliando o conhecimento para futuras respostas – a inteligência artificial a funcionar. Está portanto numa fase inicial de aprendizagem”, explica António Martins, diretor de marketing da instituição.

Segundo o responsável, não se trata de uma ferramenta de pesquisa, mas sim de um dispositivo de software para disponibilizar informação através de um modelo de pergunta e resposta. Assim procura simular a interação tradicional entre duas pessoas. “Queremos que no futuro seja a ferramenta preferencial dos clientes para 24/7 terem acesso às respostas mais procuradas”, revela Martins.

Por trás da BEA está a Visor.Ai, uma startup que desenvolve em Portugal um serviço para ajudar empresas no apoio ao cliente, com recurso a um conjunto de algoritmos de Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Aprendizagem Automática (ML). A tecnologia ao “bot” permite entender questões colocadas e encontrar as respostas mais adequadas.