Blockchain

Aptoide cria app store de “marca branca”

A Aptoide lançou o Catappult e uma solução para a loja de aplicações para fabricantes de dispositivos Android.

A Aptoide anunciou o lançamento de uma consola de distribuição de apps em blockchain, a Catappult, e de uma solução “co-brand” para fabricantes de equipamentos originais (OEM).

Na prática a Aptoide criou uma loja de apps de “marca branca” que pode ser facilmente integrada nos dispositivos móveis pelos fabricantes.

Por seu lado, a Catappult é uma consola de distribuição de apps que conecta os criadores de Android com várias app stores a nível mundial. Utilizando as AppCoins como sistema de pagamento oficial tem o potencial para alcançar mais de 250 milhões de utilizadores.

A “app store” alternativa aos gigantes mundiais, de origem portuguesa, Aptoide aproveitou ainda o Mobile World Congress, em Barcelona para fazer estes anúncios.

Integração da “app store” nos dispositivos Android

Tiago Alves, vice-presidente para a Ásia do Sul, onde a app store da Aptoide tem uma forte presença, explicou que a equipa “desenvolveu uma solução para uma nova app store Android em co-brand, semelhante à Aptoide original, eliminando barreiras no desenvolvimento para os parceiros”.

O responsável considera que o “foco foi tornar tão simples quanto possível criar e gerir uma loja de apps Android, partilhando receitas de anúncios e de compras na aplicação com OEM e acelerando a velocidade chegada ao mercado, uma vez que que o APK em causa leva apenas alguns minutos a estar pronto para distribuição”.

Através da nova solução, qualquer programador ou fabricante de smartphones que procura integrar uma loja de aplicações, pode implementar a solução de “marca branca” da Aptoide. E, deste modo, possível integrar um conjunto de mais de 300 mil apps Android nos equipamentos dos fabricantes.

Além desta nova solução, a Aptoide integrou o sistema de pagamentos oficial da Aptoide (Appcoin), em blockchain, na “Co-Brand”, tornando possível monetizar utilizadores em todo o mundo. 5% das receitas de compras nas apps revertem para o OEM.

Álvaro Pinto, CEO e cofundador da Catappult (na foto), acredita que “a nossa visão de um ecossistema de distribuição de apps mais descentralizado e mais justo está totalmente alinhado com as necessidades tanto de criadores de apps como de fabricantes de dispositivos. A Catappult é uma plataforma revolucionária, assente em blockchain e no protocolo AppCoins, que irá ter um impacto significativo nesta indústria”, afirma o responsável.

O programa de parceiros Co-Brand da Aptoide já foi implementado em app stores com a Cherry Mobile, das Filipinas, ou a Multilaser, no Brasil.