Congresso

World Café vai debater blockchain e IoT

O SmartPayments Congress contempla pela primeira vez a iniciativa World Café, um formato “simples, eficaz e flexível para promover a partilha de ideias entre diferentes pessoas e realidades”.

O objectivo da metodologia World Café  é promover a partilha de ideias entre diferentes pessoas e realidades acerca de determinado tema. No final do debate, saem respostas, compostas por vários tópicos, a cada uma das questões colocadas, onde todos os congressistas participaram.

No World Café do SmartPayments Congress, um facilitador, previamente identificado para cada pergunta, terá a seu cargo a missão de guiar a discussão e dirigir os grupos definidos para a obtenção de respostas a cada uma das três questões propostas no programa da conferência.

O resultado deste World Café será depois divulgado num formato ebook na Smartpayments News.

Num World Café todos os participantes do congresso, são convidados a participar e interagir. A sala de conferência é dividida em três espaços, correspondendo cada um deles uma questão acerca do tema. Todas as pessoas contribuem com as suas ideias e opiniões para dar resposta à questão colocada. No final do tema, o facilitador muda de espaço e apresenta a sua questão, os tópicos que o grupo anterior apresentou e a pergunta qual a opinião do atual grupo, o que quer alterar ou acrescentar.

Quais são as perguntas?

No SmartPayments Congress, e subordinado ao tema geral “Blockchain e Internet das Coisas: que mudanças nas dinâmicas económicas e sociais vão ocorrer?”, serão colocadas três questões aos congressistas: “Quais são os riscos?”; “Que oportunidades existem?” e “Qual é o potencial para o negócio ao nível de rapidez, segurança, custos?”. No final das rondas, os facilitadores vão partilhar as conclusões sobre cada uma das três perguntas.

Que papel desempenha o facilitador?

O facilitador irá circular entre os espaços de debate e recolher os aportes dos participantes durante cerca de 15 minutos. Os facilitadores são os únicos elementos desta dinâmica que vão estar alocados ao mesmo tema do início ao fim. Os restantes participantes abordam todos os temas e dão o seu contributo. No final, cada facilitador apresenta os resultados a que chegou.