Formação

IFB promove curso de cibersegurança para o setor

O Instituto de Formação Bancária organiza nos dias 2 e 3 de abril o primeiro curso de cibersegurança dirigido a quadros médios e diretores da banca.

O primeiro curso geral de cibersegurança para o setor da banca decorre nos dias 2 e 3 de Abril. O Instituto de Formação Bancária promove a iniciativa que conta com docentes do próprio IFB e do Centro Nacional de Cibersegurança. Os destinatários são quadros médios, directores e técnicos da banca.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) refere que o principal objetivo deste curso é “realçar um conjunto de ameaças relevantes à segurança da informação no setor bancário, complementadas com exemplos de incidentes, as suas causas e efeitos”.

Em nota divulgada no site do CNCS, esta entidade explica que “o curso pretende incentivar e despertar nos formandos um espirito de participação na discussão das temáticas abordadas”, sensibilizando-os para a “importância da atualidade das mesmas”, sublinhando ainda a “necessidade de conhecer as temáticas relacionadas com a cibersegurança”,

O CNCS funciona no âmbito do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) e é o organismo que se dedica às questões da cibersegurança.

Durante dois dias, docentes do IFB e do CNCS vão transmitir conhecimentos sobre os conceitos da cibersegurança, as ações desenvolvidas pelo CNCS no âmbito do ecossistema de segurança nacional e partilhar boas práticas para a segurança da informação, dos sistemas e das infra-estruturas.

O programa a formação inclui ainda a exploração da directiva SRI, que se forca nas medidas destinadas a garantir um elevado nível comum de segurança das redes e da informação em toda a União Europeia, que está atualmente em processo de transposição para o enquadramento legal nacional, e a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço (ENSC).