Associação Portuguesa de Blockchain

IAPMEI recebe sessão de workshop sobre blockchain

Roadshow da Aliança Portuguesa de Blockchain terá uma sessão empresarial na sede do IAPMEI, em Lisboa.

A Aliança Portuguesa de Blockchain anunciou que vai organizar um workshop sobre Blockchain no Salão Nobre da sede do IAPMEI, no Lumiar, em Lisboa, no dia 30 de Maio, pelas 14h30.  Os destinatários são empresários em particular dos setores farmacêutico, de biotecnologia, transportes e logística, comércio e programadores.

“Este será um Dia Aberto ao Conhecimento e irá abordar quais as soluções e benefícios da tecnologia Blockchain para as PME portuguesas, explica a recém-criada  associação.

Com esta iniciativa, as entidades promotoras pretendem “dotar o sistema empresarial de conhecimentos sólidos sobre blockchain de forma a prepará-lo o melhor possível para a revolução que esta tecnologia implicará em grande parte dos setores económicos”.

A entrada é gratuita, mas o registo obrigatório.

O que é  o blockchain

O Blockchain é uma maneira notavelmente transparente e descentralizada de registar listas de transações. A forma como as transações baseadas em Blockchain criam registos públicos rápidos, baratos e seguros, que podem ser usados para muitas tarefas de cariz financeiro e não-financeiro, como o voto eletrónico ou provar a existência de um documento num dado momento, explica a Aliança Portuguesa de Blockchain.

É uma metodologia particularmente adequada a situações em que é necessário conhecer e rastrear um registo de propriedade de um determinado ativo. Também pode ajudar a resolver o problema da pirataria de ativos digitais, ao mesmo tempo que os meios digitais podem legitimar, vender, herdar e entregar livros em segunda mão, vinil, entre outros. Este paradigma emergente também apresenta oportunidades em todos os tipos de serviços públicos, como pagamentos de saúde e bem-estar, conclui a aliança.