Inovação

Verifone inovou com solução que incorpora programas de fidelização

A Verifone anunciou uma nova versão de terminais de pagamentos em loja que introduz novos serviços e uma experiência mais personalizada para empresas e utilizadores.

A Verifone Systems anunciou ter criado um novo terminal de pagamento em loja (TPA) que introduz uma nova experiência e novos serviços para empresas e utilizadores.

Uma das novas funcionalidades permite “acabar com os cartões de fidelização” ou com “a obrigatoriedade do consumidor dar o seu nome quando faz uma compra” para beneficiar de programas de fidelização, uma vez que, através desta nova geração de TPS basta “que os clientes utilizem o seu cartão de pagamento para que este esteja automaticamente ligado aos benefícios de fidelização das diferentes lojas”.

A nova geração de TPA regista, como as anteriores, as transações, mas incorpora também tecnologias para oferecer outras funcionalidades, enquanto preserva os aspetos de privacidade e segurança dos dados de pagamento.

“Com a simples introdução do cartão de pagamento no terminal pode reconhecer automaticamente o consumidor oferecendo uma interface de pagamento uniforme com todos os outros canais, ou mostrar mensagens e promoções personalizadas”.

Os TPA passam a ser “inteligentes” como os smartphones. Segundo comunicado da Verifone, através da “simples introdução do cartão de pagamento no terminal – ou num PLC –, pode reconhecer automaticamente o consumidor oferecendo uma interface de pagamento uniforme com todos os outros canais, ou mostrar mensagens e promoções personalizadas”.

Através dos novos dispositivos conectados é possível rembolsar de imediato o consumidor ou que este remova imediatamente os artigos pedidos no canal de e-commerce, sem multiplicar o número de manipulações.

Para o efeito, o terminal deve estar conectado com ferramentas de gestão de relação com o cliente e de gestão.

A nova geração de dispositivos conectados ajuda também os comerciantes a automatizar processos. Por exemplo,  no caso de empresas de aluguer de automóveis, estas podem controlar, a posteriori, as infrações (excesso de velocidade, não pagamento de estacionamento, etc.) que tenham sido cometidas pelo cliente, sem que para isso seja necessário proceder a qualquer ação adicional. Tal é possível devido à retenção de dados do cartão de pagamento através de um token.

O sistema operacional e a interface táctil dos novos TPA facilitam a integração com outras aplicações o que possibilita a disponibilização, por parte dos comerciantes, de “serviços cada vez mais inovadores”, adicionando valor ao terminal.