Quantcast
Tendências

Portugueses preferem referência multibanco para pagar online

Mobile commerce é responsável por 40% das vendas online do Reino Unido

O gasto médio anual dos portugueses online é de 543 euros. A maioria dos consumidores prefere pagar através de referência multibanco ou transferência bancária.

Os portugueses gastam em média 543 euros anuais nas suas compras na Internet, revelam os dados do Observador Cetelem eCommerce 2018.

O mesmo estudo refere que a maioria dos inquiridos efetua os pagamentos através de referência multibanco (75%) e transferência bancária (40%). Acresce ainda que 32% preferem pagar no ato da entrega.

Os portugueses continuam a apresentar um comportamento díspar de outras geografias onde predominam os pagamentos com cartão de crédito ou Paypal. O cenário poderá no entanto estar a alterar-se gradualmente. Em Portugal, apenas 35% dos inquiridos fizeram compras com cartão de crédito e 27% optaram por o fazer PayPal.

O estudo refere ainda que  “no último ano, cerca de 35% dos shoppers utilizaram o cartão de crédito para efetuar os seus pagamentos online, onde gastaram em média 651 euros. Um indicador que demonstra a confiança e a segurança que os portugueses têm já nos pagamentos online, face a eventuais receios na utilização desta forma de pagamento em plataformas online”. Acresce que “os valores gastos correspondem a cerca de 45€ mensais, o que é já significativo, atendendo à tendência dos consumidores nacionais em preferirem a pesquisa in loco, e tantas vezes a própria aquisição nos espaços comerciais físicos”.

 

Quanto aos montantes despendidos, numa análise mais detalhada, o estudo permite aferir que 23% dos consumidores gastaram até 200 euros nas compras online, 26% dos inquiridos entre 250 e mil euros e 6% fizeram compras num valor superior a 1200 euros. 45% não sabe ou não respondeu à pergunta.

O estudo Observador Cetelem eCommerce 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever