inovação

Omnicanalidade no centro da estratégia da Ingenico

A área de pagamentos está mais dinâmica do que nunca e a cada nova fintech, a inovação das empresas e instituições do setor ganha folego. Inovar com novos serviços e soluções para eliminar a complexidade das transações e pagamentos eletrónicos tem sido, desde sempre, uma prioridade para a Ingenico. De acordo com Manuela Borralho, country manager da Ingenico Portugal, há na empresa uma vontade de inovar e preparar o futuro e esse espirito está no cerne do iLabs, o departamento que alberga a equipa de inovação da empresa e no qual se desenham algumas das tendências seguidas pelo mercado.

 

Smartpaymentsnews.com – Como veem o futuro da área de pagamentos?

Manuela Borralho – O futuro dos pagamentos passa por novas soluções que aportem valor para os comerciantes e utilizadores, através de novas aplicações e / ou soluções de valor acrescentado, permitindo fidelizar e aceitar novos meios de pagamento que cada vez têm maior aceitação no mercado. Com as novas diretivas Europeias e as novas tecnologias, o setor de pagamentos está em evolução contínua e na Ingenico estamos constantemente a inovar de forma a nos adaptarmos a estas novas soluções. Há novas áreas que integram meios de pagamento que antes não existiam, como por exemplo a Internet of things A Ingenico está a desenvolver soluções que integram pagamentos contactless por exemplo em automóveis e painéis táteis. –

Consideram que Portugal está a conseguir acompanhar a Europa nesta corrida tecnológica que se desenha no setor dos pagamentos?

M.B. – A Europa está a avançar muito em termos de meios de pagamento, novas tendências, novos regulamentos, e a Ingenico como líder no sector, está sempre em linha com estas diretivas europeias e inovando em todas as soluções relativas aos meios de pagamento. A Ingenico, não só cumpre as normativas e as tendências, em todo o mundo, mas também tenta adaptar-se a novos cenários para aproximá-los dos clientes de forma mais simples e segura, reduzindo os custos de implementação / adoção e aumentando as vendas e a fidelidade dos clientes.

De que forma os vossos clientes estão a olhar para o desenvolvimento de novas áreas como a mobilidade e as novas moedas?

M.B. – Os nossos clientes têm-nos vindo a pedir soluções de mobilidade, tanto a Banca como o Retalho, comerciantes. Tratam-se de terminais para uma utilização muito concreta, sejam para in-store ou off-store, mas sempre completados com a integração, de uma forma corretamente estruturada, numa solução de back-office ou de forma standalone com a utilização da APP desenvolvida pela Ingenico.
Relativamente às novas moedas, na Ingenico pretendemos oferecer soluções globais que possam aceitar todos os meios de pagamento e não promovemos nenhum em concreto. Há algum tempo realizámos um piloto na Blockchain week onde o nosso terminal ICT250 aceitava pagamentos em Bitcoin. Também integramos soluções para aceitar pagamentos da Paypal, Aliexpress, entre outras.

“A Ingenico está sempre a inovar e a

testar novos conceitos.”

E ao nível da segurança, que cuidados adotam para que os vossos clientes se sintam seguros?

M.B. – A segurança é o ADN da Ingenico. Estamos sempre na última tecnologia e continuamente em certificações para que os nossos clientes se sintam seguros. Temos várias soluções focalizadas na segurança, tais como, módulos antifraude para as plataformas online. Uma vez que todas as nossas plataformas estão certificadas em PCI-DSS, queremos ir um passo adiante e oferecemos uma solução P2PE para que os nossos clientes possam certificar as suas soluções de forma mais económica e requeiram um menor investimento nas infraestruturas na altura de certificar com as marcas.

De que forma estão a adequar as vossas ofertas a este futuro?

M.B. – A Ingenico está sempre a inovar e a testar novos conceitos. Existe um departamento dedicado 100% à área de inovação, iLabs, que analisa as novas tendências, realizando pilotos para determinar dentro das novas oportunidades quais são realmente válidas para serem adotadas pelos clientes. Atualmente estamos a investir muito esforço nas implementações à volta da omnicanalidade e a completar a nova gama de terminais.

Que novos projetos estão a desenvolver e em que áreas estão a investir?

Lançámos na Ingenico uma nova gama de terminais Tetra nos quais podemos instalar aplicações de terceiros desenvolvidas em HTML5, o que abre um mundo de possibilidades a Comerciantes, utilizadores, Bancos e entidades financeiras, pois permite poder ter aplicações por exemplo de fidelidade, sorteios, descontos, publicidade, inquérito de satisfação a clientes, vendas de bilhetes…
Continuamos a evoluir na Omnicanalidade, unificando as plataformas de pagamento físico na loja e on-line, que graças à Tokenização permite ter uma solução com tecnologia no ponto de venda (WIFI, Beacon, publicidade dirigida …), e oferecer ao comerciante uma solução 360º, não só conhecendo os seus clientes no ponto de venda, mas também conhecer quem é, quanto e quando compra e poder de esta forma, fidelizar e adaptar o marketing do comerciante melhor adaptado às suas necessidades.