Inovação

Mastercard prepara pagamentos a partir do carro

A Mastercard está a trabalhar, em parceria com a SAP e com a SAP Vehichles Network, com o objetivo de desenvolver soluções de pagamento em automóveis conectados.

Pagar sem sair do carro já é possível, pelo menos para os participantes de um projeto-piloto desenvolvido em parceria pela Mastercard, SAP e SAP Vehicles Network, plataforma de rede de automóveis e serviços conectados do fabricante de software.

Tendo em conta que se antecipa que, em 2022, existam 70 milhões de automóveis conectados no mundo, a Mastercard quer estar preparada para corresponder às expectativas e melhorar a experiência do consumidor.

As duas empresas identificaram a necessidade de oferecer ao consumidor uma nova experiência e a parceria surge para disponibilizar aplicações e serviços de pagamento em automóveis conectados, incluindo as contas de casa ou o combustível.

Até 2022 são esperados, globalmente, 70 milhões de automóveis conectados. Em 2035 haverá 23 milhões de automóveis totalmente autónomos a circular nas estradas dos Estados Unidos da América e estes representam um novo ponto de interação que traz o comércio diretamente para dentro do veículo (Consórcio da Internet das Coisas "Connected Car SmartReport)

Nos próximos seis meses, “a Mastercard oferece aos consumidores, nos EUA, a possibilidade de efectuarem transações em tempo real para pagar estacionamento, combustível e encomendar e entregar alimentos, através de vários programas-piloto em mercados selecionados”, a empresa está também a trabalhar com a Postmates para oferecer pedidos e entrega de refeições on-demand dentro do veículo”, explica Stephane Wyper, responsável Mastercard.

A rede mundial SAP Network Vehicles liga instantaneamente compradores, como OEM e criadores de aplicações para automóveis, vendedores, postos de gasolina e cadeias de estacionamento, através da integração SAP HANA. Todos os membros têm acesso a API unificadas, visibilidade de inventário e governação de processos – possibilitando aos condutores ligar-se, de forma fácil, aos serviços que utilizam de forma regular, acrescenta informação distribuída pela Mastercard.