Tecnologia

ITSector vai criar spin-off de soluções de crédito

João Lima Pinto, CEO da ITSCredit

A spin-off ITSCredit, focada no desenvolvimento de software na área do crédito, irá potenciar o desenvolvimento de negócios internacionais.

A ITSector vai criar uma spin-off especializada no desenvolvimento de produtos de software destinados a acompanhar todas as fases do ciclo de vida do crédito. A partir do Porto, a ITSCredit deverá arrancar com 20 colaboradores, que irão transitar da “casa-mãe”, número que deverá triplicar até ao final de 2020, avança a ITSector em comunicado.

A mesma nota de imprensa refere que o projeto “terá como principal enfoque a exploração do potencial de negócio da área de soluções de crédito nos mercados externos”. Em 2018, a ITSCredit vai começar “por centrar a sua atividade na consolidação nos mercados em que, para além de Portugal, a ITSector já opera – Angola, Moçambique, Quénia, Polónia, Reino Unido e Alemanha”.

O grande potencial que reconhecemos a esta área de negócio impôs a adoção de uma estratégia de especialização desta atividade, autonomizando-a face às restantes da ITSector. João Lima Pinto, CEO da ITSCredit

O potencial do negócio de software na área do crédito é reconhecido pelos administradores da empresa. João Lima Pinto, membro do conselho de administração da ITSector que assume agora a pasta de CEO da ITSCredit, refere que “o grande potencial que reconhecemos a esta área de negócio impôs a adoção de uma estratégia de especialização desta atividade, autonomizando-a face às restantes da ITSector”.

O modelo de negócio da ITSCredit irá assentar “na venda de licenças de produto com parceiros revendedores e integradores. No primeiro ano de atividade da empresa prevemos alcançar uma faturação superior a 1,5 milhões de euros, com uma componente de 70% de exportações”, acrescenta João Lima Pinto.

O arranque da atividade da ISCredit irá assentar nas soluções anteriormente desenvolvidas que cobrem as áreas de originação de crédito (Flowcredit), apresentada em setembro de 2017, simuladores de crédito (Calculators), recuperação de crédito (Collections) e gestão de risco de crédito de empresas (Corporate Risk Analysis).