Tendências

Grande distribuição debate futuro dos pagamentos

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai promover uma mesa-redonda subordinada ao tema “Pagamentos – Uma nova era?”, na manhã de 9 de maio, integrada no programa do APED Retail Summit, no Museu do Oriente.

O debate irá abordar as mais recentes evoluções e interação no campo dos meios de pagamento e quais são as oportunidades emergentes e possíveis impactos no setor da distribuição. O debate contará com representantes de entidades com a Aptoide, a SIBS, o Banco de Portugal, a Visa e Easypay.

Os temas do momento passam pelos pagamentos móveis e utilização de moedas virtuais, o papel e inovações da banca e das fintech neste processo, passando também pelo nível de adaptação das novas soluções à legislação e regulação. Central será também a questão do papel do consumidor em todo este novo ecossistema de soluções.

O debate será moderado por Rui Serapicos, diretor-geral da CIOnet, que orientará as participações de Álvaro Pinto, COO e cofundador da Aptoide, Madalena Cascais Tomé, presidente executiva da SIBS, Maria Tereza Cavaco, diretora-adjunta do departamento de sistemas de pagamentos do Banco de Portugal, Paula Antunes da Costa, diretora-geral da Visa em Portugal e Sebastião de Lancastre, CEO da Easypay.

O que é o APED Retail Summit

O APED Retail Summit é uma iniciativa bienal da APED, decorre nos 8 e 9 de maio, no Museu do Oriente, em Lisboa. Este ano a cimeira foca-se no tema “Sharing the Future”, e nela serão debatidos, além dos meios de pagamento, temas como geoestratégia, política e economia, as tendências do retalho, o comércio eletrónico, a inteligência artificial e a liderança.