Inovação

Fabricante de soluções de código de barras chega a Portugal

A ScandIT, empresa que desenvolve soluções de leitura de códigos de barras em smartphones, com tecnologias de visão artificial e realidade aumentada anunciou a entrada no mercado ibérico. A equipa será liderada por José Luis Rico.

O fabricante de soluções inovadoras de leitura de códigos de barras com a introdução de tecnologias de visão artificial, realidade aumentada e aprendizagem automática, em smartphones e tablets acaba de anunciar a entrada no mercado ibérico.

A equipa dos dois países será liderada por José Luis Rico, que trabalhou anteriormente em empresas como a HP ou a Xerox.

Na sua equipa, a ScandIT conta com especialistas em visão artificial com dispositivos móveis, computação na cloud e Internet das Coisas. O foco da empresa está a exploração de novas oportunidades no âmbito da Identification and Data Capture (AIDC) móvel.

A ScandIT foi fundada em 2009 por um grupo de investigadores do MIT, da ETH de Zurique e da IBM Research. Com sede em Zurique, na Suíça, a empresa está também presente em São Francisco, Boston, Londres e Varsóvia.

A plataforma da empresa permite ler códigos de barra 1D e 2D através da câmara do telemóvel ou do tablet, disponibilizando ainda a possibilidade de incorporação do reconhecimento ótico de caracteres. A tecnologia pode igualmente ser aplicada a outros “dispositivos inteligentes como óculos de realidade aumentada, drones e robôs”.

José Luis Rico será o diretor de vendas para Portugal e Espanha. O profissional conta com mais de 15 anos de experiência no sector das tecnologias de informação, tendo já trabalhado na HP e na Xerox.

Segundo Luis Rico a tecnologia da empresa pode ser aplicada a “todos os sectores que utilizam os códigos de barras e os códigos QR como elementos chave dos seus processos de negócio.