Inovação

CGI criou solução para potenciar open banking

A CGI anunciou o lançamento da CGI Open Finance, uma solução que visa responder às necessidades de uma nova vaga de serviços bancários digitais. 

A CGI anunciou o lançamento de uma solução que visa responder às necessidades de uma nova vaga de serviços bancários digitais e projectada para capacitar os bancos a tirar partido dos benefícios da economia de API aberta.

A CGI Open Finance surge na sequência da liberalização da banca que está a romper com a cadeia de valor da banca tradicional. A banca, quer devido à concorrência quer devido à regulamentação, está a assistir a alterações profundas na dinâmica tradicional do mercado.

A nova solução é completa e permite a integração de bancos tradicionais e das suas aplicações com fintechs, centradas em produtos, através de API e de uma camada de orquestração.

Através da CGI Open Finance, os bancos tradicionais, que têm como vantagens a sua forte reputação e os relacionamentos duradouros com os clientes, podem agora desenvolver novas propostas de valor e novas fontes de receita através de parcerias com a CGI e com as fintechs, anunciou a empresa francesa em comunicado.

A nova solução tem por base uma parceria da CGI Luxemburgo com uma multinacional que pretendia “projetar, desenvolver e lançar um novo banco baseado em API”, disse Frederik Evrard, vice-presidente da CGI Luxemburgo.

Agora a empresa resolveu disponibilizar a solução, “que integra a mais recente tecnologia e estrutura com a profunda experiência bancária da CGI em open banking e na economia de API aberta” e na empresa acreditam mesmo que a nova oferta poderá “transformar esta indústria.”

A CGI Open Finance é uma solução completa para open banking, que permite a integração de bancos tradicionais e das suas aplicações com fintechs, centradas em produtos, através de API e de uma camada de orquestração.

Além disso, a CGI Open Finance “suporta um conjunto muito mais amplo de requisitos não-funcionais necessários para operar uma plataforma industrial forte, segura e resistente, necessária para o novo mundo do setor bancário”, avança a nota de imprensa.

A solução facilita a colaboração próxima com fornecedores de terceiras partes (TPP) e permite que os bancos se tornem agregadores e forneçam os mesmos serviços, impulsionando a inovação real.

A CGI acrescenta que a solução garante o cumprimento integral da nova Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2) para instituições financeiras europeias. No Reino Unido está ainda em conformidade com a iniciativa da Entidade de Implementação de Open Banking da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).

Algumas funcionalidades da nova solução:

  • API seguras para transações PSD2, CMA, STET e Berlin Group
  • Blocos de construção para a gestão de TPPs, incluindo um portal de inscrição e gestão de consentimento
  • Plataforma de integração contínua para controlo de qualidade, construção automatizada e teste de API
  • Análise sofisticada e segurança inteligente
  • Acesso ao armazenamento de API
  • Opções de faturação e monetização