Easypay

abypay desmaterializa dinheiro

IMG_20161108_173903

Apresentada durante o segundo dia da Web Summit em Lisboa, a abypay é uma solução de pagamento 100% portuguesa criada pela Easypay, com o intuito de “marcar a 3ª revolução do dinheiro”.

Recorrendo a tecnologia blockchain, esta solução apresenta “novas funcionalidades face às ofertas já existentes no mercado” e vai permitir, por exemplo, realizar “transferências bancárias instantâneas, reembolsos e serviços de pagamento online” sempre “em segundos, para qualquer região do mundo e em qualquer moeda”.

Cada transferência “custa apenas cêntimos para o utilizador”, conforme fez questão de sublinhar Sebastião de Lancastre, CEO da Easypay, em declarações ao Smartpaymentsnews.com

A abypay foi desenvolvida pela Easypay, em parceria com a Bitcoinjá e com a UpHold, por engenheiros portugueses e vai permitir antecipar a Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento PSD2, “que terá que ser transposta para todos os estados membros até janeiro de 2018”.

Esta Diretiva visa alargar o atual enquadramento do setor bancário e permitir novos serviços de pagamento, com a finalidade de tornar o setor mais competitivo e melhorar os pagamentos online com taxas inferiores às praticadas atualmente.

Sebastião de Lancastre acredita que os utilizadores deste sistema “serão certamente os millennials que trabalham em várias partes do mundo e com diferentes moedas em simultâneo”.

O serviço permite não só realizar transferências instantâneas, como também reembolsos e pagamentos em segundos “e não apenas dentro do espaço europeu”, explica o CEO da Easypay.

De acordo com os últimos dados do Banco Mundial, no primeiro trimestre de 2016 o mercado das transferências movimentou 608 mil milhões de dólares americanos, com uma taxa média associada de 7.53%.

Sebastião de Lancastre defende que “as taxas bancárias associadas às transferências de dinheiro são demasiado caras” sendo que a solução abypay vai atacar este problema e, em ultima análise, “revolucionar o setor dos pagamentos”.

A abypay está suportada em tecnologia blockchain e conta com serviços financeiros baseados na cloud.

Todos os depósitos ou pagamentos a realizar através da abypay devem ser autorizados pelo “dono” da conta, o que garante “um elevado nível de segurança”.

Para usufruir dos serviços abypay, o utilizador deverá fazer o download gratuito da app no smartphone, sendo que a aplicação está disponível quer para iOS quer para Android.

A abypay é uma solução de pagamento que inclui ainda ATMs e POSs. Conforme explicou o CEO da empresa, a primeira caixa multibanco deverá estar disponível em Portugal “no início de 2017” sendo que no primeiro quarter do ano “a meta é chegar às 50 ATMs, 15 mil utilizadores e 4800 comerciantes”, referiu ainda Sebastião de Lancastre.