crédito

Inteligência artificial apoia decisões de crédito e combate à fraude

AI

A inteligência artificial apoia decisões de crédito e combate à fraude na rede Mastercard  anunciou o lançamento do Decision Intelligence, um serviço que vai auxiliar as decisões de atribuição de crédito nas transações de compras.
Esta ferramenta recorre a inteligência artificial para analisar um conjunto de elementos de uma conta, antes de uma decisão de crédito para compras, avaliando o risco de fraude e contribuindo para minimizar este tipo de ocorrências.
O Decision Intelligence vai analisar o comportamento da conta em questão ao longo do tempo e detetar padrões ou situações anómalas, aprendendo com os dados que vai tendo ao seu dispor para tornar possíveis decisões mais precisas a cada ação.
São usados algoritmos avançados, que têm em conta informações como a hora e o dia da operação, a localização, segmentação de valor do cliente ou perfil de risco, para fazer uma classificação preditiva, que é disponibilizada à entidade emissora do cartão.
O objetivo é ajudar comerciantes e instituições financeiras na decisão de atribuição de crédito para compras, o que pretende contribuir para aumentar a precisão das aprovações e em simultâneo contribuir para a redução de risco, explica a Mastercard numa nota de imprensa.
A diferença entre o Decision Intelligence e outras ferramentas do género, garante a Mastercard, está no tipo de abordagem, mais abrangente, que consegue fazer para classificar uma decisão de crédito.