black friday

Cyber Monday está a ganhar terreno, seguindo o ritmo da Black Friday

A Black Friday, que se assinala na próxima sexta-feira, 24 de novembro, marca o inicio da tempoada de compras de Natal. No entanto, com o advento do e-commerce, esta iniciativa que se realiza habitualmente  da última sexta-feira de novembro não estaria completa sem uma semelhante que transportasse as promoções para as lojas online.

A Cyber Monday já está a ganhar expressão junto dos segmentos mais familiarizados com compras online. As intenções continuam a ser menores face à Black Friday, mas ainda assim significativas, com 32% a assegurarem que vão efetuar as suas compras, nomeadamente de Natal, nas promoções da Cyber Monday, que se realiza na próxima segunda-feira, 27 de novembro.

Os consumidores do Norte do país são aqueles que mais aderem a estas promoções, 48% à Black Friday e 37% à Cyber Monday. Já entre os inquiridos no Centro, estes não ultrapassam, respetivamente, os 25% e 27% (neste caso, com maior adesão à Cyber Monday), enquanto no Sul de Portugal os números ficam-se pelos 29 e 26 pontos percentuais.

Nos dados do Observador Cetelem Natal 2017 conclui-se, igualmente, que a oferta mais valorizada para pagar as compras de Natal continua a ser o desconto direto nos produtos, com 50% dos inquiridos no estudo a apontarem nesse sentido, mais 4 pontos percentuais face a 2016. Já 24% valorizam principalmente o cashback (reembolso de parte do valor pago), o que significa um aumento de 6% em relação ao ano transato, enquanto 10% preferem o pagamento a crédito sem juros, embora, neste caso, se tenha assistido a uma diminuição de 3% relativamente a 2016. Também o início do pagamento 2 meses depois da compra foi mencionado por 6% dos inquiridos, o mesmo valor percentual que no ano passado, enquanto 5% preferem o pagamento em mensalidades, menos 1% que há um ano.