consumo

Transações automáticas somam e seguem

No rescaldo das festas natalícias, a SIBS fez um balanço das transações efetuadas na sua rede. A empresa dá conta de que foram alcançados vários recordes históricos no mês de dezembro de 2017. No dia 22 de dezembro registou-se o maior número de operações processadas – mais de 10,5 milhões de operações. Já a 23 de dezembro foi o dia com o maior numero de compras – cerca de 5 milhões de compras.

O pico instantâneo na utilização da Rede Multibanco (Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático) foi registado neste mesmo dia (23/12), às 12h11m17s, com 263 operações processadas num segundo. Ainda no dia 23, foi ultrapassado o meio milhão de utilizadores MB WAY, que efetuaram mais de 1 milhão de transações, num valor superior a 37 milhões de euros.

O mês de dezembro fica também como o período em que foi alcançado o recorde de processamento mensal de mais de 100 milhões de compras nos Terminais de Pagamento Automático.
Estes dados levaram a SIBS a referenciar o mês de dezembro de 2017 como o melhor mês de sempre da Rede Multibanco, tendo processado mais de 250 milhões de operações.

Já nos pagamentos online, a SIBS contabilizou um volume de compras online de 6,7% do total de compras dos portugueses em 2017. De acordo com os dados da empresa, a evolução deste tipo de transação aumentou consideravelmente nos últimos cinco anos. Entre 2012 e 2017, a SIBS dá conta de um aumento nas compras online de 145% no mês de novembro e de 131% no mês de dezembro. O mês de novembro registou o maior número de compras médias diárias online durante o ano. O dia com maior número de compras online foi o dia da BlackFriday(24denovembro).

Os dados recolhidos pela SIBS mostram também que os portugueses estão a efetuar mais compras online em áreas como a cultura, o entretenimento e a eletrónica, assim como no comércio a retalho não especializado e em moda. O valor absoluto no comércio a retalho não especializado quadruplicou.