Inovação

mytaxi e Carris promovem piloto de partilha de viagens

O piloto de partilha de viagens de táxi irá decorrer em Lisboa nos dias 23 e 24, 29 e 30 de junho, durante o festival Rock in Rio e poderá vir a ser replicado no futuro.

A Carris e a Mytaxi anunciaram uma parceria para a realização de um projeto piloto de transporte público na cidade de Lisboa para a edição deste ano do Rock in Rio.  A solução, que será testada durante os dias do festival, poderá ser aplicada no futuro noutras situações.

No âmbito desta iniciativa, durante os dias 23 e 24, 29 e 30 de junho a solução mytaximatch CARRIS irá “permitir a partilha de viagens de táxi de ida e volta para o Parque da Bela Vista, com preço máximo até cinco euros dentro do Município de Lisboa”, avançam a Carris em comunicado.

A iniciativa conta com o suporte dos empresários de táxi e é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do regime jurídico do serviço público de transporte de passageiros, na figura do transporte público flexível.

O projeto irá concretizar-se através da plataforma mytaxi e da funcionalidade mytaximatch “lançada especificamente para os dias em que decorre o Rock in Rio Lisboa”. A solução permitirá a partilha de viagens de táxi até dois utilizadores distintos (no máximo quatro passageiros) que tenham como origem ou destino o recinto do festival no Parque da Bela Vista.

Dentro do município de Lisboa esta viagem partilhada terá um preço máximo de euros por utilizador.

Para Miguel Gaspar, vereador da mobilidade e Segurança da Câmara de Lisboa, “esta será a primeira oportunidade de mostrar em Lisboa as vantagens do táxi partilhado, uma solução flexível, porta-a-porta, que oferece total conforto para os utilizadores. São iniciativas como a mytaximatch CARRIS, bem como outras soluções de mobilidade partilhada também apoiadas pela Câmara de Lisboa, como o car sharing ou o scooter sharing que, cada vez mais, constituem uma alternativa ao uso do automóvel particular.”2′