Reconhecimento

Gartner analisou transformação digital da SIBS

O projeto a três anos implementado pela SIBS que a tornou uma empresa mais moderna foi alvo de uma análise da Gartner.

A Gartner distinguiu o Projeto de Transformação Digital da SIBS num case study “Transformation That Accelerates Digital Innovation” (“Transformação que Acelera a Inovação Digital”), pela sua abrangência e resultados alcançados.

O projeto a três anos implementado pela SIBS “incluiu alterações significativas na cultura da empresa, nos processos e infraestrutura tecnológica, permitindo uma evolução gradual que projetou a empresa para a linha da frente neste novo contexto digital”, refere comunicado de imprensa.

Segundo a mesma nota, “a ambiciosa matriz estratégica procurou assim responder ao desafio de tornar a SIBS numa empresa mais moderna, mais inovadora e mais ágil, correspondendo às expectativas e necessidades dos consumidores atuais, cada vez mais adeptos e conhecedores de tecnologia num mundo em constante mudança, também no que se refere aos pagamentos digitais”.

O plano de transformação abrangente arrancou em 2015 e “visou implementar processos de comunicação mais ágeis, uma cultura de aceitação do risco nas decisões, devidamente suportada numa nova abordagem baseada em KPI, e a atribuição de responsabilidade pelo desenvolvimento de produtos e projetos, procurando criar sentido de pertença pelos resultados por parte dos colaboradores”.

A SIBS tem mais de 30 anos e esta mudança deu-se sob a égide de uma nova liderança, acrescenta o comunicado.

Segundo a informação disponibilizada, a “implementação bem-sucedida destas alterações” permitiu concluir a melhoria dos sistemas core da SIBS através uma nova plataforma multi-site e a criação de um campo fértil para a inovação, bem como um programa de aceleração de startups, o SIBS Payforward. Mais de 55 novas soluções e produtos inovadores foram lançados nos últimos três anos, como são exemplo o MB Way, uma nova gateway de pagamentos digitais, soluções POS mobile, a nova plataforma de open banking SIBS API Market, pagamentos instantâneos e serviços sofisticados e inteligentes de prevenção e combate à fraude.

Anteriormente, a SIBS foi reconhecida por outros prémios internacionais como o World Summit Award, nas edições de 2017 e 2018, e aos IRGAwards, da Deloitte, na categoria Transformation Award.