financeiro

KPMG quer levar inovação ao setor financeiro

Tecnologias que vão emergir no retalho em 2016

A KPMG Internacional chegou a acordo para a aquisição da plataforma Matchi e compromete-se assim com a entrega de mais e melhor inovação ao setor financeiro. A startup Matchi foi criada em 2013 para funcionar como ponto de ligação entre instituições financeiras e empresas inovadoras na área fintech e nos últimos quatro anos já ligou cerca de 100 bancos e seguradoras a novas soluções de pagamento, tecnologia relacionada com conformidade e regulação, blockchain e seguros P2P.

“A compra da Matchi permite às firmas membro da KPMG a entrega aos clientes do sector financeiro de novas ideias, já validadas pelo mercado, que contribuem para a resolução dos seus desafios mais difíceis” justifica Nasser Sattar, head of advisory da KPMG Portugal. Isto significa que tanto o risco como o time-to-market é reduzido.

Antes de entrarem na plataforma, as empresas inovadoras e as soluções de fintech são submetidas a um processo de seleção e qualificação. Uma vez integradas, ficam disponíveis para as instituições financeiras que procurem parceiros ou soluções específicas para inovarem os seus processos.

A plataforma Matchi permite ainda que as instituições lancem um “Desafio de Inovação” se quiserem que seja desenvolvida uma solução para um problema que têm, recebendo depois recomendações de especialistas fintech. “Os profissionais de Financial Services da KPMG pretendem ajudar os clientes a navegar através do “ruído” causado pela rápida mudança que caracteriza o ambiente fintech, tirando partido das novas tecnologias para encontrarem novas estratégias e novos modelos de negócio”, conclui Ian Pollari, co-líder global de fintech da KPMG Internacional.

O montante do negócio entre a consultora e a startup não foi revelado. Para a KPMG, esta aquisição dará acesso a uma plataforma que contém mais de 2500 empresas e 700 soluções fintech, endereçando um sector essencial para os seus negócios, o financeiro.

Após a aquisição, a KPMG planeia já incluir novas funcionalidades na plataforma e beneficiar ainda mais todos os clientes e negócios.