reconhecimento

Aprendizagem automática dá prémio de inovação digital ao BPI

A plataforma BPI Go Now foi distinguida nos Financial Innovation Awards, do Reino Unido, e nos Portugal Digital Awards, em Portugal

A plataforma BPI Go Now, que usa aprendizagem automática (machine learning) para personalizar a comunicação com os clientes, foi distinguida nos Financial Innovation Awards, do Reino Unido, e também nos Portugal Digital Awards. Já a equipa de TI do banco também ganhou a categoria “Change team of the year” nos Financial Innovation Awards.

O banco anunciou a receção daqueles dois prémios dos Financial Innovation Awards, organizados pelo London Institute of Banking & Finance, que distinguem os melhores projetos na indústria financeira e recebem candidaturas de todo o mundo.

O banco foi distinguido na categoria de “Best technology initiative – Europe”, com a iniciativa “BPI GO Now – shaping the future“. Esta é uma plataforma que utiliza aprendizagem automática para a gestão de mensagens de clientes. Permite disponibilizar regularmente informações relevantes personalizadas que resultam numa “excelente experiência digital bancária, maximizando a relação e reforçando a confiança,” adianta a organização do prémio.

Nos Financial Innovation Awards, o BPI ganhou também na categoria de “Change team of the year”, com a iniciativa “Full Agile – Driving Business Transformation”. Segundo comunicado do banco, atualmente, “o BPI é a maior fábrica Agile em Portugal, com cerca de 500 colaboradores a trabalhar em metodologias Agile (100% da capacidade total). O prémio reconhece que a forma como o banco integra as prioridades de negócio nas suas operações de TI, permite disponibilizar novas experiências/serviços aos clientes, com processos de elevada qualidade e num curto espaço de tempo.

Francisco Barbeira, administrador e membro da comissão executiva do BPI, afirmou: “é muito gratificante ver reconhecido o trabalho e qualidade de toda a equipa de Tecnologias de Informação do BPI. A forma como integramos a nossa abordagem Agile com os objetivos de negócios permite-nos dar uma resposta permanente às necessidades dos clientes e melhorar a sua experiência no contacto com o Banco. É isso que temos vindo a fazer nos últimos anos, desenvolvendo soluções inovadoras e liderando todos os desenvolvimentos da indústria, como é o caso do Open Banking”.

A 20ª edição dos Banking Technology Awards teve lugar a 5 dezembro, em Londres. No total, o BPI recebeu três louvores: “BPI Mobile Interactions and SignNow towards a full paperless and mobile experience” na Categoria “Best Use in retail Banking”; “BPI GO Now – shaping the future” na Categoria “Best Use of Data” e “Tech Team of the Year”.

Em Portugal, a plataforma BPI Go Now foi distinguida como “Best Digital Strategic Tool” nos Portugal Digital Awards, uma iniciativa do Jornal de Negócios e da IDC, em parceria com a Axians. O BPI recebeu ainda três menções honrosas pelas seguintes soluções: BPI Open Banking (categoria Best Digital Platform); BPI SignNow (Best Digital Workplace); e Credit Card BPI Family (Best Digital Product & Customer Experience).