livro

Almedina edita “A Revolução nas Compras”

A revolução nas Compras - Barbara E. Kahn

“A Revolução nas Compras – Ganhar clientes em tempos de mudança” foi publicado em Portugal pela Almedina. A autora, Barbara E. Kahn, é especialista em retalho e professora de marketing

A Almedina acaba de editar, em Portugal, o livro A Revolução nas Compras – Ganhar clientes em tempos de mudança, da autora Barbara E. Kahn, especialista em retalho e professora de marketing.

Como ganhar clientes em tempos de mudança é a principal questão que o livro procura responder numa altura em que a Amazon tem um impacto significativo nos mercados em que entra.

Neste contexto, Barbara E. Kahn “examina empresas bem-sucedidas durante a atual conjuntura e apresenta novos pontos de vista sobre o que podemos retirar das suas estratégias”, como assinala a informação que acompanha a publicação.

O livro disponibiliza ainda uma matriz que “qualquer empresa pode utilizar para criar uma estratégia competitiva que lhe permita sobreviver e prosperar no ambiente do retalho”.

A publicação foi agraciada com um IBPA Benjamin Franklin Awards e foi igualmente finalista em 2018 pelo Foreword Indies Book of the Year.

A edição portuguesa inclui depoimentos de Paula Alves, diretora de e-commerce, e de Margarida Silva, brand & marketing manager, ambas na FNAC Portugal.

Paula Alves refere que “Barbara Khan vem propor uma abordagem – A Matriz Khan de Sucesso – que, por um lado, mapeia de forma exaustiva os principais atores do retalho mundial atual e, por outro, pode servir de base à definição da estratégia para os retalhistas que se pretendem manter na arena extremamente competitiva do mercado do retalho, com uma proposta de valor clara e distintiva para os seus clientes”.

Por seu lado, Margarida Silva refere que a “matriz de Kahn de sucesso no retalho, adiciona uma dimensão que é comum em todas as análises de casos e que para mim, profissional da área do retalho, é a fórmula de sucesso para qualquer empresa: o foco no cliente e antecipar as suas expetativas em todos os pontos de contato da sua jornada de compra“.

Além da matriz já referida o livro aponta sete forças que estão a transformar o retalho: o domínio da Amazon, as compras omnicanal, a recolha de dados em massa, as novas tecnologias, a integração vertical da cadeia de valor, o excesso de lojas (nos EUA) e nova geração de clientes que apresenta um comportamento de consumo totalmente distinto das gerações anteriores.

Editora: Actual Editora
Número de páginas: 248
Preço: € 17,50